top of page

ALAMEDA DA UNIVERSIDADE

CAMPO-GRANDE

1600-214 LISBOA

 

SECRETARIA

CEI "OS LETRINHAS

geral@aeflul.pt

2179990530

964740631

CEI "OS LETRINHAS

217920071

925322696

 

PROXIMOS

EVENTOS

MUSICA

OS LETRINHAS

PROXIMOS

EVENTOS

     BEM-VINDO AO CEI "OS LETRINHAS"
 
O que melhor carateriza a nossa escola e a nossa forma de estar é o fato de trabalharmos segundo o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), que se baseia em dois princípios fundamentais. Nas teorias sócio-construtivistas que apresenta a ideia de que a aprendizagem e o desenvolvimento resultam da interação social. E na democracia, que é o princípio fundamental da vida e das relações sociais, por isso considera que a escola deve constituir um espaço de iniciação a vida democrática.

“Nela, os educandos deverão criar com os seus educadores as condições materiais, afetivas e sociais para que, em comum, possam organizar um ambiente institucional capaz de ajudar cada um a apropriar-se dos conhecimentos, dos processos e dos valores morais e estéticos gerados pela humanidade no seu percurso histórico-cultural.” (Ministério da Educação, 1997, p. 141).

Uma das nossas principais preocupações, é estabelecer laços afetivos de qualidade com as crianças. Acreditamos que o mundo dos sentimentos é muito importante na vida de cada criança, logo é meio caminho andando para que consigamos construir verdadeiras relações de confiança e afetividade, envolvidas em empatia. Por sua vez, este envolvimento afetivo proporciona um ambiente de aprendizagem ativa. Segundo Hohmann e Weikart (2004)

“Um clima de apoio interpessoal é essencial para a aprendizagem activa, porque esta é, basicamente, um processo social interativo. (…) As crianças que passam por esta experiência de aprendizagem ativa desenvolvem capacidades de pensamento e de raciocínio e uma compreensão de si e das suas relações com os outros. (…) Desde o início da sua vida as experiências da criança com as pessoas significativas que a rodeiam influenciam a maneira como a criança se vê a si própria e, consequentemente, a maneira como interage com as pessoas em diferentes situações.” (p.63 e 64)

Neste modelo privilegiamos a relação com as famílias, pois na nossa opinião “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”. A educação é assumida como uma tarefa comunitária, uma atividade participada, de cooperação conjunta entre as crianças e adultos da comunidade. O ambiente que se vive na escola atinge uma “intimidade associada á vida familiar, o que é especialmente apropriado para crianças pequenas” (Edwards et al, 1999, p.49-50). O que consideramos muito gratificante no nosso trabalho é a relação afetiva que se estabelece com as crianças, bem como o fato de poder assistir às suas conquistas diárias e ver o brilho no seu olhar quando percebem do que são capazes. Mas também, apercebermo-nos, que as famílias se identificam com este modelo e que quando saem desta escola procuram outras instituições que trabalhem com o mesmo modelo.

 

Bibliografia

Hohmann, M., & Weikart, D. (2007). Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ministério da Educação, DBE. (2002). Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

Edwards, Carolyn; Gandini, Lella; Forman, George (1999). As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: Artmed

bottom of page